Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Escrever é tão bom...

 Correndo o risco de me estar a repetir... é muito gratificante verificar que muitos são os alunos que demonstram ter prazer na escrita. Isso é notório no entusiasmo perante as propostas de trabalho e os temas e ainda no facto de não terem preguiça de dar largas à imaginação e deixar a "pena correr" apresentando textos cada vez mais enriquecidos. Aqui poderão nascer escritores(as)...
É tão bom escrever!!!
Parabéns pelo teu texto, Matilde!!!
Em busca do tesouro

      A Páscoa aproximava-se e eu andava muito entusiasmada. Naquela manhã saí para o meu e jardim e vi atrás de um arbusto um coelho. Mas não era um coelho vulgar… era um coelho enorme e muito peludo. Ele disse-me que era o Coelho da Páscoa e propôs-me a busca a um tesouro. Então, começou a dizer as regras do jogo sem eu sequer responder se queria ou não jogar. Começou por dizer que tínhamos de percorrer um labirinto e que havia três armadilhas para ultrapassar: cair para um buraco e ter de começar tudo de novo, escorregar numa casca de banana e bater com a cabeça no chão e chegar quase ao tesouro e aparecer um coelho da Páscoa que me ia atirar ovos que tinham acabado de ser chocados pelas galinhas. Só depois dele dizer tudo isto é que eu respondi finalmente que sim. De seguida, no fim de dizer que sim, ele disse-me que o tesouro era um lindo coelhinho cinzento. Eu fiquei entusiasmada! Fomos para o labirinto e aquilo era enorme. De seguida perguntei-lhe como é que não me ia perder e ele disse: 
   - Usa uma bússola. 
    Eu concordei com aquela solução e ele deu-me uma bússola e eu comecei a percorrer o labirinto. Lá para a frente encontrei uma armadilha e logo cai, naquele buraco. Tive de começar de novo e o coelho da Páscoa que estava à porta disse que se tinha esquecido de algumas coisas, que era dizer como escapar das armadilhas. Na primeira armadilha tinhamos de saltar por cima dela, na segunda armadilha tinhamos de dizer as palavras magicas “froti; eugroti; frá fré fri” e na terceira armadilha tinhamos de indicar na bússola a direção Norte e clicar num botão que o coelho me tinha dado no início da busca para o coelho que me atirava ovos ser atirado para um poço. Eu disse:
    - Concordo.
    Comecei a procurar de novo e passei por cima da primeira armadilha e consegui escapar dela. Mais a frente encontrei a segunda armadilha e consegui escapar dela também. Andei cerca de mais um quilómetro e encontrei o tesouro. Estava lá um saquinho de tecido cor-de-rosa que lá dentro tinha um pequeno coelhinho muito fofinho e cinzento. Passei por cima de todo o labirinto e fui dizer ao coelho da Páscoa que já tinha descoberto o tesouro. Ele ficou contente mas ao mesmo tempo entristeceu o sorriso e eu perguntei-lhe porque é que estava triste e ele logo me disse:
  - A Páscoa esta a acabar e vou ter de ficar em casa sem liberdade e sem poder distribuir ovos!
  - Não, coelho! A Páscoa só começou hoje e ainda dura uma semana. Se quiseres até te ajudo a distribuir os ovos. – disse-lhe eu.
- Ai é? - perguntou-me ele a sorrir.
 - Podes passar a Páscoa comigo e com as minhas duas galinhas Pascoinha e Pascoela.
 - Ai posso! Que bom!
 E vivemos o resto da Páscoa juntos…
 Depois descobri que o coelho afinal era uma coelha e resolvi arranjar-lhe uma companhia para que pudesse "construir" uma família. Passei depois a ter mais coelhinhos e sempre muito fofinhos. 
A Páscoa passou a ser muito mais divertida!    

                               


                                                                                                                          Matilde (3 º ano)

6 comentários:

  1. Muito bonito. Parabéns Matilde continua a escrever assim .....

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de escrever esta história tive de estar muito consetrada e dar muito "asas á imaginação" mas valeu a pena o esforso!!!!!!!!!!

    bjs,
    se poderem comentem

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns para a minha filha pela sua imaginação, continua assim
    Muitos parabéns a prof. Paula pelo incentivo e determinação com os seus alunos.
    beijinhos e muita motivação para continuar

    ResponderEliminar