Número total de visualizações de páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Inverno

    Os alunos desta turma começam a dar os primeiros passos no mundo da escrita. Ainda muito há para fazer... mas já existem potenciais escritores. Observem as primeiras poesias dos nossos "Traquinas".



O inverno



No inverno há muito frio
E também muita chuva,
Há cheias no rio
E acaba o tempo de comer a uva.

No inverno não há calor
Que quentinho o cachecol,
Todas as pessoas gostam do cobertor
E também do lençol.

Para ir à escola
Tenho de me agasalhar                                                         
Visto a camisola
E tenho o cuidado de não me molhar.

Rodrigo (4ºano)

O inverno
   
Eu gosto do inverno
Porque me faz sonhar
Faço desenhos no caderno
Imagino o Pai Natal a chegar.

Esta época é fria
Só apetece a fogueira
Lá fora congela a ria
Que bom é estar à  lareira .

No inverno chega a neve
Que cai nas ruas
Mas parece tão breve
Usamos pouco as luvas.

A neve está a cair
Está um frio de rachar
Os meninos estão a sorrir
É tempo de agasalhar.

A chuva cai lentamente
Pelos vidros da minha escola
Observo discretamente
No pátio a bola.

Simão (3º ano)




O inverno

Já me está a cheirar,
Vamos lá fora  ver,
Está mesmo a nevar,
O que vai acontecer?

Eu as bolas vou formar,
E um boneco de neve vai nascer,
Tu podes ajudar
Lentamente vai crescer.

É dia de Natal.
As prendas vamos trocar.
No bacalhau pôr o sal.
E músicas vamos cantar.

Está um frio de rachar
Mas gosto deste inverno,
Por vezes o Sol a brilhar
Quem me dera que fosse eterno.

André Gomes (3º ano)





O inverno

Já está na hora,
O inverno vai retornar
O que é velho fica de fora
Só o novo vai entrar!

Inverno é sinonimo de frio
Lareira acesa e chá quente
A água subiu ao rio
E toda a gente bate o dente

Regressa a chuva fortemente
Dominando toda a cidade
Jogando suas águas na gente
Sem respeitar a idade

A mãe arranja o casaco
O gorro e a camisola
Mete tudo dentro de um saco
Para eu ir à escola.

Estando já na hora
Quando saem pela manhã
As crianças brincam lá fora
Vestindo roupas de lã.

Meu corpo jogando ao relento
Faz parte desta estação
Estremece já no momento
Cheio de solidão!

Maria Inês  (4 ano)




9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! É deste tipo de estímulo que os Traquinas precisam. Vou ser um leitor atento e assíduo. :-)

    ResponderEliminar
  2. Temos escritores!!!

    Mas deixe-me igualmente parabenizar a Srª professora, não só por mais esta iniciativa, que ultrapassa claramente as suas funções enquanto docente, colocando-a, uma vez mais, no caminho certo de quem assume que só com trabalho e dedicação se poderá melhorar o comportamento e desempenho académico de uma turma complicada.

    Força e nada de desistir, pois ao olhar para trás, o caminho percorrido no sentido correcto, só pode dar ânimo para continuar a jornada.

    Os meninos, os pais e a comunidade em geral, estão-lhe gratos pelo empenho.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Muito prazer em conhecer o vosso lindo blog. Parabéns pelos poemas, gostei de os ler. Continuem!

    ResponderEliminar
  4. Também gostei de ler. Acho uma bela iniciativa, estimula os alunos à criatividade.

    ResponderEliminar
  5. Estes poemas são lindos, lindos!
    Isto é a magia das letras!
    Quão doce é a rima que fico com pena de não poder ler mais!
    Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada a todos pelos lindos comentários.

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns pelos lindos poemas e pela excelente iniciativa.
    Queremos mais !!!!

    ResponderEliminar
  8. Temos poetas traquinas!!! muitos parabéns pela criatividade...

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela iniciativa deste espaço :)

    ResponderEliminar