Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Desfile de Carnaval

Os Traquinas saíram hoje à rua e desfilaram no cortejo de Carnaval.

Disfarçados de espanta-pardais, seguiram pela povoação ao encontro das pessoas e dos meninos mais novos do infantário. Aí, alguns, puderam encontrar os seus irmãos, amiguinhos ou simplesmente "matar" saudades do tempo em que lá andaram. Seguiram, então, todos juntos para uma pequena volta.
Foi muito colorido e divertido para a maior parte das crianças.

Os espantalhos estavam muito bonitos. Parabéns às mães, pais e avós pelo vosso empenho. 

Podem estar certos que são recordações que ficam para a vida...   





Carnaval é uma festa que teve origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
Atualmente são de registar o Carnaval do Brasil, considerado o maior do mundo e o Carnaval de Veneza. 
O Carnaval do Brasil é conhecido pela cor, esplendor e muita dança apresentada pelas muitas escolas de samba.
Já o Carnaval de Veneza é diferente, na medida em que os trajes que se usam são característicos do século XVIII, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas e recorda o tempo em que a nobreza se disfarçava para se misturar no povo.
Em Portugal também existem vários lugares com uma grande tradição carnavalesca, tais como a Madeira, Loulé, Torres Vedras, entre outras. 





3 comentários:

  1. Foi com um misto de alegria e tristeza que assisti e acompanhei este maravilhoso desfile, realmente os espanta pardais estavam muito giros e coloridos.
    Vi desfilar os meus filhotes juntos, mas esta será, talvez, a última vez que o fazem, pois para o ano o "traquina mor" segue outro caminho um pouco mais distante...

    ResponderEliminar
  2. Muito engraçado...como mãe foi um prazer participar na elaboração dos fatos...parabéns por mais uma das iniciativas! Ana Veloso

    ResponderEliminar
  3. Estavam todos muito bonitos! Conto com novas novidades no blog.

    ResponderEliminar