Amanhã assinala-se o Dia da Liberdade!
Para a maior parte das crianças este dia é precedido por aquele em que na escola se ouve contar uma história, se vê um filme, se pintam desenhos ou se elaboram cravos (simbólico) e ouvem-se músicas.
Para a maioria dos pequenos, esta é uma história quase tão longínqua como a dos nossos Reis, que pouco ou nada significa.
Na sala dos Traquinas realizou-se durante esta semana uma "espécie de jogo" onde cada criança devia meditar sobre a palavra LIBERDADE, a importância que esta tem e como deve ser usada por cada um de nós.
Os alunos foram sensibilizados para o facto de a liberdade exigir responsabilidade e muito respeito pelo outros, pois "A minha liberdade acaba onde começa a do outro".
Claro que, hoje, uma vez mais, os alunos ouviram contar o que se passou no nosso país no dia 25 de abril de 1974 (40 anos atrás), algumas das razões que determinaram essa revolta e as consequências da mesma. Também se ouviram algumas das músicas mais emblemáticas da época e se referiu o cravo.
Os alunos saíram da sala sensibilizados para o tema enquanto cantavam o refrão da canção "Gaivota que voava, voava...
Adorei a música!!!!!!
ResponderEliminarEste tema fará cada vez mais parte da nossa história, e para as futuras gerações será mais uma matéria a estudar. Aqui por casa, enquanto houver avós, este tema fará parte dos nossos encontros familiares pois eles viveram-no, sentiram-no na pele e conseguem transmiti-lo contando episódios desses tempos. E, também se cantam algumas dessas canções de Liberdade que para nós são só canções mas para eles significam mudança, esperança, democracia e liberdade.
ResponderEliminarFizeram uma bonita homenagem nesse dia tão importante para o nosso país.
ResponderEliminaradorei a musica!!!!!!
ResponderEliminar